sábado, 14 de fevereiro de 2015

Chakras

 Chakras
A palavra "chakra" vem do Sânscrito e significa "roda de luz". Por nosso corpo flue energia; a “comunicação” ou “entrada e saída” do fluxo energético entre o nosso ser físico e o universo se dá através de pequenos “exaustores” colocados na camada imediatamente sobreposta à matéria do nosso corpo, que são os chakras. Os chakras principais estão localizados do púbis ao topo da cabeça e, contados de baixo para cima, formam uma espécie de “canal central” desta comunicação que chamaremos de espinha dorsal energética. Através dos chakras podemos detectar desequilíbrios de qualquer parte do circuito e equilibrá-los. Esse trabalho poderá ser feito com os cristais, as cores e as mãos, juntos ou em separado. Os chakras são divididos da seguinte maneira: - Os três chakras localizados na cabeça e na região da garganta, são governados pela razão. - O chakra cardíaco é a ponte entre razão e emoção. - Os chakras que estão localizados na frente do corpo, são governados pela emoção. Cada chakra está associado com uma das sete cores do arco-íris.

PRIMEIRO CHAKRA – BÁSICO (MULADHARA)
Localização: Base da espinha
Cores – vermelho
Características – Traz o indivíduo para a realidade, ajuda na concentração, capacidade de realizar. Desbloqueia a energia e ajuda a derreter o isolamento
Área física – sangue, coluna, sistema nervoso, órgãos genitais, ânus, glândulas endócrinas.
Funções: Traz vitalidade para o corpo físico
Sintomas de excesso de vermelho – febre, excesso de agressividade, de atividade física, de trabalho, sexualidade descontrolada.
Sintomas da falta do vermelho – desânimo, estafa, frigidez, falta de iniciativa, falta de atitude.

SEGUNDO CHAKRA – UMBILICAL (SUADHISHTHANA)
Localização –umbigo
Cor – laranja, vermelho, pode ser usado multicolorido com predominância do amarelo.
Características – Reduz a depressão, fortalece a autoconfiança, reequilibra a área renal, intestinal e sexual. Liberação da criatividade através da emoção.
Área física – pele, glândulas mamárias, ovários, rins, próstata, testículos, órgãos reprodutores.
Funções: Força e Vitalidade física
Sintomas da falta do laranja – cólicas de intestino ou rins, intestino preso ou solto.

TERCEIRO CHAKRA – PLEXO SOLAR ou ESTÔMAGO (MANIPURA)
Localização – Na altura do estômago, cavidade abdominal, boca do estômago.
Glândula - supra-renais.
Cor – amarelo
Características – Ameniza distúrbios digestivos e promove alegria. Ajuda na intuição. Trás alegria e é vitalizante.
Área física – digestão, respiração, diafragma, dilatação, contração, veias, adrenalina, pele, estômago, duodeno, pâncreas, úlcera, gastrite, asma, alergia, câncer.
Funções- Digestão, Emoções e Metabolismo
Sintomas da falta de amarelo – pessoas que não estão de bem com a vida.

QUARTO CHAKRA – CARDÍACO (ANAHATA)
Localização – Centro do peito, cavidade torácica, na direção do coração.
Cor –verde
Características – alivia a tensão e equilibra as emoções.
Área física – coração, sistema imunológico, gânglios linfáticos, costela, pulmões.
Funções: Energiza o sangue e o corpo físico

QUINTO CHAKRA – LARÍNGEO (VISHUDDHA)
Localização: Garganta
Glândulas – tiróide e paratiróide.
Cor – azul, azul-celeste, turquesa, prateado, verde e azul claro.
Características – Aumenta a expressão verbal, ameniza a dor de cabeça, acalma a febre.
Área física – No meio da garganta, tiróide, nervos, ouvidos, músculos tensos nestas áreas, paratiróide.
Funções: Som, Vibração e Comunicação

SEXTO CHAKRA – FRONTAL ou 3º OLHO (AJNA)
Localização – terceiro olho, entre as sobrancelhas, testa.
Cor –índigo, roxo.
Características – liga o homem à espiritualidade. Desbloqueia o terceiro olho, solta velhos padrões de pensamento e melhora a concentração.
Área física – glândula pituitária, cérebro, ouvido, olhos, nariz, centros cerebrais superiores.
Funções: Revitaliza o sistema nervoso e Visão

SÉTIMO CHAKRA – CORONÁRIO (SAHASRATA)
Localização: Em cima da cabeça
Cor – Violeta e Branco
Características – Equilíbrio e iluminação, favorece a clareza em geral, fortalece o corpo e a mente como um todo.
Área física – cérebro, sistema nervoso, glândula pineal, cegueira, caspa, enxaqueca, aliviar tensão, relaxar.
Funções: Revitaliza o cérebro

 

Limpeza, Energização e Programação dos Cristais

Os cristais, após serem adquiridos, deverão receber um tratamento especial de limpeza, energização e programação, pois antes desse processo as pedras já absorveram muitas energias positivas e negativas dos corpos físicos com os quais estiveram em contato.

Métodos de Limpeza
A limpeza de um cristal consiste em fazer com que todas as energias negativas e positivas absorvidas anteriormente por ele sejam descarregadas mantendo-se neutro energeticamente.
Para que a energia dos cristais possa estar em pura sintonia com a sua própria energia, é necessário que se faça, de vez em quando, uma limpeza energética, principalmente antes de seu primeiro contato com os cristais e quando eles forem usados para trabalhar com outras pessoas.

Os métodos de limpeza energética mais utilizados são:

·    Águas naturais (cachoeiras, rios, lagos, mares): Consiste simplesmente em banhar os cristais em qualquer dessas águas, contanto que não estejam poluídas, pelo tempo que a sua intuição determinar.
·    Água com sal grosso: Coloque os cristais dentro de um recipiente contendo água e sal grosso. Deixe-os aí por algumas horas e, ao retirá-los, lave-os em água corrente para retirar o excesso de sal. Este método só é aconselhável para as pedras duras e transparentes; algumas pedras opacas, como a Malaquita e a Crisocola, não reagem bem com o sal, e podem perder o brilho e a cor.
·    Defumação: Acenda o incenso de sua preferência (sálvia, cedro, defumador. etc) e sopre bastante sobre seu cristal, defumando todas as suas faces e toda a sua área, pelo tempo que achar necessário.
·    Drusa (para limpeza de pedras pequenas): Coloque suas pedras sobre uma drusa (aglomerado) de Cristal de Quartzo incolor e deixe-as por bastante tempo, até achar que estão limpas e recarregadas. A drusa por si só, por conter várias pontas de cristal, é autolimpante e auto-energizante.
·    Sopro: Mentalize luz branca, ou violeta, e sopre sobre seu cristal, com a clara intenção de limpá-lo e de tirar dele toda energia negativa. Inspire luz branca e/ou violeta e expire pela boca sobre o cristal.
·    Chuva: Deixe seu cristal sob chuva forte. É um ótimo método de limpeza.
·    Selenita: O método mais prático, eficiente e rápido para limpar Energeticamente qualquer tipo de cristais ou pedras, é usar um bastão natural de Selenita (ou Gipsita). Para isto, coloque sobre uma superfície lisa, um bastão de Selenita e na frente deste um Cristal de Quartzo, cuja ponta deve estar direcionada para todas as pedras que estejam necessitando de limpeza (qualquer tamanho e quantidade). Deixe as pedras nessa posição por cerca de trinta segundos, e elas já estarão todas limpas e energizadas simultaneamente. Este tipo de limpeza serve também para qualquer objeto e para ambientes.

Métodos de Energização

A energização devolve ao cristal a sua propriedade energética deixando-o em condições próprias para o uso imediato.
Depois de limpar os cristais, é aconselhável energizá-los, ou seja, "carregar as baterias". Os métodos mais conhecidos são:

·    Sol: Deixe seu cristal, após ter sido lavado e limpo, diretamente na luz do Sol, de preferência na parte da manhã, até o meio-dia.
·    Lua: Se quiser energizar seu cristal com energia mais feminina, mais intuitiva, coloque-o diretamente exposto à luz do luar (Lua crescente ou cheia, de preferência).
·    Sol/Lua: Coloque seu cristal exposto à luz do luar, durante toda a noite, e depois à luz do Sol, até o meio-dia. É um tipo de energização bastante forte.
·    Terra: Como os cristais provêm da Terra, também se energizam em contato com a energia que vem do centro do planeta. Para isto, basta colocá-lo sobre o chão por um período mínimo de três horas. Não é necessário enterrar os cristais, basta deixá-los em contato com o solo. Pode-se também enterrá-los num jardim ou vaso de plantas.
·    Tempestade: Outra forma poderosa de energizar seu cristal é esperar a formação de uma tempestade, com bastante vento, chuva, raios e trovões, e colocá-lo exposto a essa energia.
·    Energização com as mãos: Coloque o cristal entre suas mãos e gire-o até esquentar, mentalizando passagem de energia de suas mãos para o cristal. Utilize também o método da respiração para recarregá-lo, inspirando luz branca e expirando esta luz carregada de força dentro do cristal.
·    Drusa: Da mesma forma que limpa, a drusa também pode reenergizar seu cristal. Apenas coloque-o sobre uma drusa por um tempo mínimo de três horas.
·    Selenita: Durante o processo de limpeza pela Selenita, os cristais e pedras já estarão sendo automaticamente energizadas.
·    Incensos: Defume-os com incensos a base de sálvia, cedro e artemísia.
·    Circulo de Cristais: Colocar um círculo de cristais ativados (de preferência, mas não necessariamente, do lado de fora da casa, em contato com os elementos da natureza), com o cristal a ser ativado no centro. Se forem usados cristais de uma ponta para esse fim, as pontas devem todas convergir para o cristal a ser ativado no centro.

Você sentirá, de vez em quando, a necessidade de recarregar seus cristais, energizando-os. Quando os cristais são usados, tornam-se muito receptivos às vibrações das pessoas. Podem assimilar e reter suas energias, por isso devem ser limpos e recarregados após cada tratamento.

Programação / Consagração
A programação complementa a energização determinando a sua finalidade.
Os cristais devem ser programados para um fim específico. Para isso, escolha um lugar calmo e tranqüilo, preferencialmente longe dos ruídos que distraiam sua atenção e para lá se recolha com os cristais seguros pela sua mão direita.
Empunhando os cristais junto à testa, cerre os olhos. Mentalize com muita convicção que somente os bons pensamentos, repletos de energia positiva estão sendo transferidos para eles, carregando-os completamente. Ao mesmo tempo vá recitando mentalmente algo semelhante:
Este cristal vai curar, ou este cristal vai limpar, energizar, harmonizar, enfim a determinação do que o cristal irá fazer é essencial para que se atingir o resultado esperado.
Você também pode programar ou determinar a cura de uma enfermidade física, psíquica específica, por exemplo, “este cristal vai curar a dor de garganta”, que você quer ver banida.
Este ritual deverá durar no mínimo 10 minutos, porém, se for interrompido, deverá ser reinicializado.
A interação entre um cristal e uma pessoa ocorre na dimensão em que a energia é mais sutil. As emanações energéticas do cristal atuam no campo áurico do ser humano, são absorvidas pelos chakras e serão distribuídas por todo o ser sutil e posteriormente transformadas em energia mais densa chegando ao corpo físico.

Exercício:

·    Após a limpeza e a energização, coloque o cristal na sua mão esquerda;
·    Eleve seu pensamento e imagine estar dentro dele, sentindo sua temperatura e recebendo sua luz cromática (luz da mesma cor do cristal);
·    Fique um tempo banhando-se com essa luz;
·    Saia mentalmente do cristal, mas continue recebendo sua luz;
·    Passe o cristal para a sua mão direita e doe essa energia em forma de luz colorida, para as pessoas que estão mais próximas, para as pessoas que lhe vierem à mente, para quem você quiser, para todos, e traga-a de volta para você

Se fizer esse exercício diariamente, numa hora de repouso, renovará seu espírito, equilibrara suas energias, deixará sua mente mais clara e melhorará seu raciocínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário