quarta-feira, 24 de maio de 2017

Athames

Zots na 14ª Convenção de Bruxas & Magos de Paranapiacaba

O Athame é um dos quatro instrumentos mágicos da Wicca (juntamente com o Pentáculo, a Varinha e o Cálice). Estes quatro instrumentos correspondem as quatro "armas" de significado no mito celta - a espada, a lança, o escudo e o caldeirão (e / ou gral). Os mesmos quatro instrumentos rituais também aparecem nas práticas mágicas da tradição hermética ocidental, derivadas da Aurora Dourada; bem como nas plataformas do tarot.
Tania Gori
O Athame é um punhal ritualístico de fio duplo sem corte, utilizado para absorver, potencializar e direcionar energias em rituais.
É usado para traçar o círculo mágico, selar uma "porta" e desse modo afastar qualquer tipo de energia ou ser espiritual que possa atrapalhar o ritual. Invocar poderes, direcionar a energia ou consagrar utensílios que serão usados durante o ritual.
Em algumas Tradições o Athame só é usado ritualisticamente, enquanto em outras ele é utilizado para outras finalidades mágicas.
Em 1979 The Spiral Dance Starhawk liga o Athame ao elemento de Ar, porem há Tradições que o ligam ao elemento fogo.
Ele simboliza o Deus no altar e só é retirado do mesmo, para traçar o círculo ou para celebração simbólica do Grande Rito, onde ao ser mergulhado no Cálice simboliza a união do Deus com a Deusa.


Importante
O Athame não possui nenhum uso de corte, quando não usado para direcionar energias em ritual é
um instrumento decorativo que serve como símbolo do poder masculino no altar, já que representa um falo, enquanto que o cálice representa um útero. Por se tratar de um objeto que possui ponta, é muito importante que se tenha total cuidado com o seu uso e armazenamento para não gerar nenhum tipo de acidente.



Origens
Gerald Gardner
"Athame" como uma palavra não existe antes Gerald Gardner, um dos fundadores da Wicca moderna, nos anos 50. Embora existam várias palavras que são semelhantes. A maioria destas "grafias variantes" são encontradas em várias versões francesas de A Chave de Salomão. A artave francesa, a arthane e a arthame são provavelmente versões de artavus, uma palavra latina medieval que significa canivete e descrita como "uma pequena faca usada para afiar as canetas dos escribas". Em 1927, a palavra arthana aparece no livro Mistérios e Segredos da Magia, onde o autor cita uma edição de 1572 da Chave de Salomão. Mistérios e Segredos também contem uma imagem mostrando em branco e preto facas tratadas para uso em magia. Em O Mago o Sol é referido como Athemay, com a idéia sendo emprestada do Heptameron, que remonta ao século XIV.
Pode-se acreditar que a palavra Athame é provavelmente uma corruptela de uma das muitas palavras usadas para faca mágica em A Chave de Salomão. As similaridades são significativas e Gardner usa símbolos de Salomão para decorar a empunhadura da faca mágica descrita em seu romance de 1948, High Magic's Aid. Outras teorias emergiram, e valem a pena compartilhar. Idries Shah, um contemporâneo de Gardner e muito provavelmente seu primeiro biógrafo, especulou em seu livro Sociedades Secretas (1961) que Athame poderia derivar do termo árabe al-dhamme que se traduz como sangue-letra.  A palavra francesa attame que significa cortar ou perfurar é outra fonte possível, embora pouco provável.
Hécate
O uso de uma faca sagrada em ritos pagãos é bastante antigo. Há um desenho de um vaso grego datado de aproximadamente 200 a.c. que mostra duas bruxas invocando os poderes da Lua, uma delas está segurando uma varinha e a outra segura uma pequena espada.
Em uma jóia da Roma Antiga, há a figura de Hécate na forma tripla, onde seus três pares de braços seguram os símbolos de uma tocha acesa, um açoite e uma adaga mágica.
Uma xilogravura que ilustra a história de Gentibus Septenbrionalibus de Olaus Magnus, publicada em Roma em 1555, mostra uma bruxa controlando alguns fantasmas, brandindo um Athame em uma mão e um punhado de ervas mágicas na outra.


Usos
Sorita d’Este & Athame Zots
Gardner afirma que em seus escritos que o Athame é o mais importante dos instrumentos rituais, que teve muitos usos, mas que nunca foi usado como faca para o corte físico real. No entanto, tem havido especulações de que o interesse e a perícia de Gardner em espadas e facas antigas, e em particular as mágicas facas "kris" da Malásia e da Indonésia, podem ter contribuído para a importância central do instrumento em sua visão da Wicca.
Embora muitos bruxos só usem seus Athames em rituais e feitiços, outros acreditam que, quanto mais for usado o Athame (mesmo em situações cotidianas), mais poderosa ele se torna.
Apesar de algumas pessoas acreditarem que os Athames eram ou ainda são utilizados em rituais de sacrifício, essa prática é rechaçada com veemência pelos seguidores da Wicca uma vez que sacrifícios, sejam estes humanos ou de animais, são completamente fora de seus princípios religiosos.

Uma espécie de Athame afiado e de cabo branco usado para cortar ervas, cordas ou na confecção de varinhas.

Espadas
O Athame é um instrumento individual, enquanto a espada é mais apropriada como um instrumento de coven, ou instrumento pessoal do sumo sacerdote ou alta sacerdotisa. Existem riscos óbvios associados a um grupo inteiro de pessoas que usam espadas, enquanto estão confinadas dentro de um pequeno espaço. Este fator de segurança, bem como a facilidade de uso, podem explicar por que na Wicca a ênfase é mais no Athame pessoal de cada bruxa, do que na espada.

Características
Scott Cunningham escreveu em “Wicca: Um guia para o praticante solitário” que os Athames têm empunhaduras pretas porque a cor preta absorve a energia. "Quando o Athame é usado no ritual para dirigir a energia, parte deste poder é absorvido no cabo - Montante que pode ser solicitado mais tarde. Então, às vezes, a energia levantada dentro do ritual Wicca é canalizada para o Athame para uso posterior”.
Athames Zots
Tem gravados em sua lâmina e guarda símbolos mágicos, astrológicos, deidades, espíritos ou os elementos.
Seu Athame irá “aparecer” para você, ele terá a forma, o peso e dimensão que você irá reconhecer como seu.

Outras Conhecimentos

Existem rituais de consagração para um Athame recém-adquirido, seja ele novo ou adquirido de outra pessoa. Ao comprar um Athame (ou qualquer instrumento mágico) é importante nunca pechinchar sobre o preço.
Tocar no instrumento de outra pessoa sem permissão é considerada uma intromissão no espaço pessoal de seu dono.

1. Witchcraft Today - Gerald Gardner, “The Witch’s Tools.”
2. The Spiral Dance - Starhawk.
3. Wicca: Magical Beginnings - Sorita d’Este e David Rankine 
4. Wicca: A Guide for the Solitary Practiioner - Scott Cunningham
5. Magical Religion and Modern Witchcraft - James R. Lewis
6. Mysteries and Secrets of Magic - C.J.S. Thompsons
7. Magical Religion/White Witches


Nenhum comentário:

Postar um comentário